Cajazeiras


  Cajazeiras é um município brasileiro, situado na extremidade ocidental do estado da Paraíba. Pertencente à Mesorregião do Sertão Paraibano e àMicrorregião de Cajazeiras, localiza-se a oeste da capital do estado, distante desta cerca de 476 km. Ocupa uma área de 586,275 km², dos quais 2,8193 km² estão em perímetro urbano. Sua população recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 foi de 58 437 habitantes, sendo o oitavo mais populoso do estado e o primeiro de sua microrregião.
    Tem uma temperatura média anual entre 23°C e 30°C e na vegetação do município predomina a caatinga. Seu Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é de 0,685, considerando como médio em relação ao estado.
       Cajazeiras foi desmembrada de Sousa na década de 1860, passando de distrito à vila na mesma época do desmembramento e de vila a município em1876. A versão de sua etimologia refere-se a um antigo sítio de Cajazeiras, que tinha este nome devido à grande quantidade de cajazeiras, árvores que oferecem o cajá como fruto. Este sítio foi doado por Jerônimo José de Melo e Luís Gomes de Albuquerque, onde este teria doado o sítio à sua filha Ana de Albuquerque após um casamento.
       O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que engloba arte, literatura, teatro, turismo, eventos, etc. Seus principais e mais tradicionais clubes de futebol são o Atlético Cajazeirense de Desportos e o Paraíba Sport Clube. Cajazeiras é sede também de diversos eventos anuais, como o Cajazeirato, a festa de Nossa Senhora da Piedade (padroeira municipal), a Mostra de Cultura Cajazeirense e a festa de emancipação política.

1 comentários:

Fátima Moreira disse...

Orgulho de ser Cajazeirense ver que a cultura continua sendo levada a sério.
Parabéns

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More